Valor atual é de R$ 5,20. Nova concessão terá validade de 30 anos e exigirá investimentos de R$ 1,3 bilhões. Ponte terá ligação com a Linha Vermelha e melhorias no acesso em Niterói
A nova concessionária que vai administrar a Ponte Rio-Niterói é a EcoRodovias. A concessionária ganhou o leilão que foi realizado na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, após oferecer uma redução de 36,67% no preço da tarifa do pedágio, alcançando um valor de R$ 3, 2844. Mas, com as atualizações, o valor do pedágio será de R$ 3,70 a partir de 1º de junho.
A atual administradora da Ponte, a CCR, ofereceu proposta de pedágio de R$ 4,24, o pior lance entre os concorrentes. Seis grupos disputaram o leilão. O pedágio atual é de R$ 5,20. O lance de R$ 3,2844 da Ecorodovias foi calculado com valores de janeiro de 2014.
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, comemorou o desfecho do leilão. "Os representantes do governo avaliaram o resultado como um sucesso e uma vitória para a população", disse o ministro.
Além de Rodrigues acompanharam o leilão, o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
Nova concessão vai gerar R$ 1,3 bilhão em investimentos
A licitação prevê R$ 1,3 bilhão em investimentos e a empresa vencedora também será responsável pela execução de obras de infraestrutura viária que vão facilitar os acessos à ponte tanto do lado do Rio quanto do lado de Niterói. Entre as intervenções especificadas no edital estão a construção do Mergulhão da Praça Renascença, em Niterói, e da Avenida Portuária, no Rio de Janeiro. As obras, no valor de R$ 420 milhões, foram elaboradas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) em parceria com a ANTT e deverão ser executadas pela empresa concessionária vencedora da licitação até o 5º ano da concessão.
Do lado do Rio de Janeiro, as intervenções incluem a construção da Avenida Portuária, para conexão de veículos pesados entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio, no Caju. A Avenida Portuária terá um impacto positivo significativo no trânsito, uma vez que o grande volume de caminhões de carga que acessa o Porto do Rio deixará de circular nas imediações da Rodoviária Novo Rio e do Into, acessando o porto direto da Avenida Brasil tanto para a chegada quanto para a saída.
A Avenida Portuária também contará com uma ligação direta da ponte com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil para os veículos que vem de Niterói. Estudos indicam que 40% do fluxo de veículos neste sentido têm como destino as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense e as rodovias BR-040 e Dutra. A construção desse acessos diretos, com duas faixas de rolamento, para a Linha Vermelha e para a Avenida Brasil, reduzirão os constantes congestionamentos da chegada da ponte ao Rio de Janeiro.
No lado de Niterói, a implantação do Mergulhão da Praça Renascença vai melhorar o fluxo de veículos não apenas no acesso à ponte, como também no acesso ao Centro de Niterói.
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