Texto: Priscilla Aguiar
Foto: Thiago Louza
Centenas de pessoas tomaram as areias da praia de Itacoatiara na manhã deste sábado, em protesto contra a poluição das praias da Região Oceânica de Niterói. Com cartazes, bandeiras e roupas brancas, os manifestantes “abraçaram” a praia em ato simbólico a favor do meio ambiente. Dezenas de pessoas que estavam aproveitando o dia de sol forte se juntaram ao movimento e deram as mãos numa corrente que se estendeu por toda a praia.
A manifestação foi organizada pelo movimento Preserve Assim. De acordo com o fundador do movimento Eduardo Barcellos, o objetivo do protesto é mobilizar a população e evitar que dejetos da Baia de Guanabara continuem sendo despejados nas praias da Região Oceânica de Niterói.
“Não sou contra a despoluição da Baia de Guanabara, mas sim da forma como ela está sendo feita. Não podem trazer o lixo de lá do jeito que estão fazendo e poluir as nossas praias”, disse.
O professor de Surfe Roberto Mattoso, que dá aula em Itacoatiara chamou atenção para a poluição recente do mar.
“Eu e meu alunos temos notado a água diferente, com uma espuma marrom e mal - cheirosa. A prática de esportes que deveria ser um lazer não está sendo mais. Temos que chamar a atenção da população para evitar que nossas praias continuem sendo poluídas”, disse.
Ao final do protesto foram distribuídas sacolas para que a população não sujasse as areias da praia. Além da manifestação o movimento Preserve Assim estará nas instituições de ensino de Niterói informando sobre a poluição que tem acontecido nas praias da cidade e passando conhecimentos sobre cuidados com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário