Servidores municipais estariam trabalhando na campanha do candidato a prefeito Adolfo Konder. Pasta com documentos do Departamento Pessoal foi apreendida
Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) fecharam nesta terça-feira a Prefeitura de São Gonçalo, durante uma hora, para apurar denúncia de que servidores municipais estariam trabalhando na campanha do candidato a prefeito da cidade, Adolfo Konder (PDT). A atual prefeita Aparecida Panisset (PDT) é aliada do candidato, que exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em seu governo, antes de lançar o nome nas eleições municipais.
Durante toda a ação, que durou cerca de três horas, somente funcionários tinham autorização para entrar no edifício. Na operação, foi apreendida uma pasta com documentos do Departamento de Pessoal da prefeitura.
Os agentes do TRE, em parceria com a Polícia Federal, também estiveram no galpão de campanha de Konder, localizado no Mutondo. Lá, de acordo com agentes do TRE, foram encontradas cerca de 130 pessoas. Os fiscais apreenderam computadores e material de campanha.
O TRE informou que todo o material apreendido na ação será levado para a Zona Eleitoral competente, onde será avaliado.
A Prefeitura de São Gonçalo se manifestou, através de nota, informando que após o horário de expediente, os funcionários “são livres para fazerem o que bem entenderem”. Negou ter imposto que os momentos de folga fossem destinados a qualquer trabalho na campanha do candidato. “Se existe alguma denúncia séria, a prefeitura nunca se omitiu, nem se omitirá em identificar e punir os responsáveis por qualquer desvio de conduta”, informou a nota.
Já a campanha de Adolfo Konder emitiu nota oficial sobre a busca e apreensão da Polícia Federal em seu galpão de campanha:
“O candidato a prefeito Adolfo Konder, da coligação ‘Juntos pra Mudança não Parar’, sempre agiu em conformidade com a legislação eleitoral, respeitando as normas sobre emprego de mão de obra para fins de campanha.
Ele repudia a denúncia de que tenha requisitado ou pressionado funcionários da Prefeitura de São Gonçalo a trabalhar em sua campanha.
A apuração detalhada dos fatos é fundamental para que não pairem dúvidas sobre a lisura de sua conduta”, disse a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário