quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Falta d’água em rua de Jurujuba



Texto: Priscilla Aguiar
Foto: Luiz Barros
 
Moradores da Travessa Gonçalo Ferreira, na Ponta da Ilha, em Jurujuba, estão sofrendo com a falta d’água. A comunidade, que normalmente só tem abastecimento três vezes por semana, já está há mais de 20 dias sem água. De acordo com relatos de moradores, durante esses dias a água caiu para alguns que moram na parte de baixo da comunidade, no entanto, chegou suja e com mau cheiro.
A solução para muitos tem sido pegar baldes d’água com vizinhos que têm cisterna ou até mesmo tratar a água da chuva.
“É muito ruim ficar esse tempo todo sem água. A gente tem que se virar como pode. Pegar com vizinhos e economizar ao máximo, porque a gente não sabe quando vai voltar”, disse a auxiliar de serviços gerais Lis Miranda, de 43 anos.
Dona Tereza Fernandes, de 77 anos, falou sobre a dificuldade de fazer coisas simples com a falta d’água.
“Está sendo muito difícil fazer coisas simples, como cozinhar e tomar banho. E no Verão é pior ainda, é um sofrimento. Estou utilizando a água da chuva e mesmo assim tenho que economizar”, lamentou.
O açougueiro Márcio Carvalho, de 28 anos, falou sobre os riscos de doença em que os moradores estão expostos quando cai água junto com esgoto.
“A água se mistura com o esgoto e cai preta e com muito mau cheiro. A gente tem que lavar a cisterna direto e ainda tem os riscos de doenças que estamos expostos”, disse.
A vendedora Vera Lúcia, de 43 anos, explicou que ela e seus vizinhos já tentaram várias formas para solucionar o problema, entre elas um abaixo- assinado, que conseguiu cerca de 100 assinaturas, mas que até agora nada foi feito.
“A Águas de Niterói não fala porque da falta d’água, achamos que é devido a uma obra, mas eles não dão uma posição oficial e nem previsão de quando vai se normalizar o fornecimento, só dizem que não podem mandar um caminhão pipa porque ele não passaria na rua, por ser muito estreita. Mas e aí, como a gente fica? Morre de sede?”, indagou.
Procurada, a assessoria da empresa Águas de Niterói informou que “fará duas intervenções para melhorar o abastecimento em Jurujuba”.
“A concessionária vai implantar uma nova adutora de água que abastece o bairro, com 1.126 metros de extensão e 300 milímetros de diâmetro, substituindo a atual de 200 milímetros. Essa obra já está em andamento e será concluída ao longo do mês de janeiro. A segunda intervenção será a implantação de 2.400 metros de rede de distribuição de água, na própria comunidade do Cascarejo, que reformulará e regularizará todo o sistema de distribuição de água existente. Essa ação tem início programado para março de 2012”, detalhou a companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário