Entre as principais atrações está a exposição do renomado artista Frans Krajcberg
Texto: Priscilla Aguiar
O Museu de Arte Contemporânea (MAC), ponto turístico mais conhecido da cidade de Niterói, completou no dia 2 de setembro quinze anos de existência. E para comemorar, conta com uma programação especial. Dentre os eventos está a mostra de um dos artistas visuais mais famosos do mundo, Frans Krajcberg além de duas exposições de fotografia sobre o museu, o lançamento de um livro e um seminário.
A mostra de Frans Krajcberg intitulada “Grito! Ano Mundial da Árvore” é composta por 28 obras, queO Museu de Arte Contemporânea (MAC), ponto turístico mais conhecido da cidade de Niterói, completou no dia 2 de setembro quinze anos de existência. E para comemorar, conta com uma programação especial. Dentre os eventos está a mostra de um dos artistas visuais mais famosos do mundo, Frans Krajcberg além de duas exposições de fotografia sobre o museu, o lançamento de um livro e um seminário.
se dividem em sete esculturas de chão, sete trabalhos que são marcas notórias do artista, que remetem à sombra, além de 15 fotografias, fotos da natureza espalhadas por diversos períodos da vida do artista.
De acordo com a consultora de Gestão do MAC, a museóloga Telma Lasmar, as exposições sobre o museu têm como objetivo apresentar diversas percepções sobre o museu. Telma explicou ainda que o diferencial entre as exposições é que a exposição “MAC em 4 estações” foi produzida em câmeras analógicas, em preto e branco enquanto a “MAC 15 anos: múltiplos olhares” utiliza recursos tecnológicos avançados.
Além das exposições está programado ainda o seminário “Múltiplos Olhares”, onde especialistas vão discutir questões pertinentes à fotografia no mundo contemporâneo, ora abordando-a como obra de arte, ora tratando de aspectos históricos e filosóficos do colecionismo. Com curadoria de Pedro Karp Vasquez, escritor, fotógrafo, editor e autor de 19 livros, o seminário será realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011, com entrada franca.
E a comemoração não para por aí. Para documentar o projeto e divulgar os trabalhos expostos, será produzido um livro de arte com as imagens constantes na mostra, biografia dos artistas, registro fotográfico da exposição e textos dos curadores e patrocinadores. O livro terá 216 páginas e tiragem de 3.000 exemplares.
“O conceito dessa exposição, que ficará em cartaz por seis meses, é mostrar a visão que cada um tem sobre o museu. Alguns apresentarão fotos em preto e branco, outros, coloridas e até mesmo vídeo-projeções. Além do olhar profissional, abrimos um espaço para a participação popular na exposição”, destaca a museóloga Telma Lasmar.
“O conceito dessa exposição, que ficará em cartaz por seis meses, é mostrar a visão que cada um tem sobre o museu. Alguns apresentarão fotos em preto e branco, outros, coloridas e até mesmo vídeo-projeções. Além do olhar profissional, abrimos um espaço para a participação popular na exposição”, destaca a museóloga Telma Lasmar.

MAC Niterói
Instalado no Mirante da Boa Viagem, às margens da Baía da Guanabara, o MAC foi concebido por Oscar Niemeyer e é administrado pela Prefeitura de Niterói. Carinhosamente apelidado pela população de Disco Voador, apesar de ter sido construído para parecer uma flor, o museu se transformou na maior atração turística da cidade, recebendo visitantes de todo o mundo. Seu acervo hoje conta com 1.217 obras da Coleção João Sattamini, a segunda maior coleção de arte contemporânea do país. O Museu recebe uma média de 10 mil visitantes ao mês e já foi visitado por mais de dois milhões de pessoas. Com 16 metros de altura, o museu nasce do chão numa base cilíndrica única, que sustenta todo o prédio, ancorada numa única sapata gigante de dois metros. A base está envolta por um espelho d’água com mais de 800 metros quadrados de superfície e 60 centímetros de profundidade, que traz o mar ao pé da construção. Do salão de exposições - envolto por uma galeria circular envidraçada - se pode admirar, além das obras de arte, o panorama da Baía de Guanabara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário